TURISMO

Turismo Ecológico

O Elite Palace Hotel conta com uma equipe especializada para acompanhar você e sua família num passeio inesquecível. Na Terra das Cachoeiras Gigantes você vai se impressionar com enormes saltos que chegam a 196 metros de altura como o Salto São Francisco que é considerado um dos mais altos da região Sul do Brasil. São inúmeras cachoeiras e trilhas pela mata, perfeitas para praticar esportes de aventura (sempre com empresas especializadas). Já pensou em fazer uma descida eletrizante sobre o Vale do Corvo (Tirolesa com 170 metros de extensão) ou ainda fazer um incrível rapel guiado com 70 metros de descida com a melhor vista do Cânion Barra Bonita? E aos que preferem emoções mais suaves podem passear pelos recantos existentes, ou observar pelos mirantes a beleza de nossas cachoeiras.

Turismo Religioso

Prudentópolis tem aproximadamente 100 igrejas, onde destacamos a Igreja São Josafat, considerada uma das mais belas do Brasil, tombada como patrimônio artístico e cultural do Paraná, que ainda hoje celebra seus cultos seguindo as tradições ucranianas, preservando a língua e os rituais. Um dos grandes destaques da Igreja São Josafat é o ‘ikonostás’, que é um conjunto de imagens (ícones) da história da salvação. Tudo isso faz com que Prudentópolis faça parte também da Rota do Turismo Religioso do Paraná.

Turismo Cultural

A numerosa comunidade ucraniana de Prudentópolis vem mantendo vivas suas tradições. Os descendentes dos imigrantes conservam suas danças, artesanato, música, culinária e ritos religiosos. Há mais de 50 anos o grupo Folclórico Vesselka tem a capacidade de nos transportar para os antigos costumes ucranianos. Uma vez ao ano acontece a Noite Ucraniana, festa onde se podem contemplar as belezas das danças ucranianas e saborear um delicioso jantar típico. Com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, o Museu do Milênio foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. O visitante encontrará em seu acervo, objetos de uso tradicional, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano.

A Páscoa em Prudentópolis mantem viva muitas tradições Ucranianas. Na Sexta-feira há a adoração da imagem de Jesus morto (Plastchanytsia), a qual é levada em procissão pela Guarda dos Cossacos e deixada exposta até o sábado à noite. No sábado durante o dia são feitas as bênçãos de alimentos, os quais serão consumidos no domingo, no café da manhã. No sábado após a missa de ressureição é possível apreciar uma bela apresentação da Guarda dos Cossacos em frente à Igreja São Josafat.