Prudentópolis participa do quadro Dança da Galera no Domingão do Faustão

Prudentópolis participa do quadro Dança da Galera no Domingão do Faustão

Cerca de 1400 moradores da cidade de Prudentópolis se mobilizaram para o ensaio da coreografia que fará parte do quadro Dança da Galera do programa Domingão do Faustão da Rede Globo. A cidade paranaense foi a única do sul do Brasil a ser escolhida para participar do quadro que dará 100 mil reais para serem investidos na área da educação do município.

Ao todo, seis cidades de todo o país foram selecionadas para fazer parte do quadro. Serão três fins de semana nos quais dois municípios disputam o prêmio. As coreografias são apresentadas e aquela que tiver maior votação é a vencedora do dia. Prudentópolis deve concorrer com a cidade de Santo Amaro (BA) no dia 22 de abril pelo prêmio que será destinado à Pastoral da Criança da cidade.

A seleção foi dos municípios participantes foi feita internamente pelos produtores da Rede Globo, levando em conta o potencial turístico e o número de habitantes. Para concorrer no programa, a cidade deveria ter entre 15 e 70 mil habitantes.

O tempo para a realização do projeto foi curto, cerca de duas semana de produção. Já para os ensaios, realizados no Estádio Municipal Newton Agibert, o tempo foi ainda mais escasso, foram três dias em que os moradores ensaiaram das 16 as 22 duas horas. Porém, segundo a assessora de comunicação da prefeitura da cidade, Glarin Bif, tudo ocorreu como o previsto e a dança ficou pronta para a gravação.

Em Prudentópolis, mais de duas mil pessoas se inscreveram para participar da coreografia, no entanto, aproximadamente 1400 moradores fizeram parte da dança que ocorreu no dia 31 de março no Campo de Golf Afonso Dipzel.

O secretário municipal de turismo, Luis Pereira, afirma que a mobilização representou uma renovação para a cidade e um grande aumento na moral dos habitantes. “A cidade está vivendo um momento único. Os moradores estão muito motivados e com a auto-estima muito elevada. A cidade se renovou e todas as pessoas queriam representar o seu município,” afirmou.

A dança realizada pelos moradores da cidade foi inspirada nas belezas naturais da cidade. Ao som de “Além do horizonte”, de Roberto Carlos, interpretada pelo grupo Jota Quest, os cidadãos de Prudentópolis representaram uma grande cachoeira que caiu sobre flores finalizando num arco-íris, que é um dos símbolos da cultura ucraniana, muito característica da região.

Outro ponto destacado por Pereira foi a integração que a dança gerou nas pessoas. “Não houve qualquer tipo de discriminação. Participaram da coreografia pessoas de todas as cores, classes sociais e idades, desde crianças de três anos de idades, até pessoas na terceira idade,” destacou o secretário.

Além dos coreógrafos da Rede Globo, voluntários do Grupo Folclórico Vesselka participaram do treinamento dos mais de mil participantes. O presidente do grupo, Anderson Lemos, afirmou que o ensaio foi cansativo, mas os benefícios que o quadro traz a cidade compensa todo o desgaste. “Eram quase seis horas de ensaio por dia, mas as pessoas não reclamavam, todos estavam muito animados e motivados. Só pela visibilidade que a cidade vai ganhar passando num dos programas de mais audiência do Brasil, faz valer a pena,” disse.

A animação da cidade vai desde os participantes da dança até os administradores públicos. Luis Pereira afirma que a coreografia de Prudentópolis “está a nível internacional de qualidade” e garante muita confiança na vitória do prêmio.

Fonte: Guilherme Capello (Publicado nem 11 de abril de 2012)
 


Publicado em: 17.04.2012



Veja também:
DESENVOLVIDO POR RODRIGO AZZOLIN